Um homem, de 39 anos, foi preso e várias aves apreendidas por volta das 17h da última segunda-feira (31) em Santa Rosa da Serra/MG. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb), a ação foi realizada pelo 2º Grupamento do Meio Ambiente de Ibiá/MG e fez parte da operação “Semana Mundial do Meio Ambiente” sendo que ocorreu no perímetro urbano.
De acordo com a PM MAmb, o homem mantinha em cativeiro e sob maus tratos 13 aves nativas silvestres (Canários da Terra). Os pássaros estavam aprisionados em uma pequena gaiola sem comida, água e seriam transportados para o estado da Bahia.
Após a apreensão as aves foram encaminhadas para atendimento veterinário sendo que o profissional emitiu laudo constatando os maus tratos devido seu acondicionamento inadequado e falta de alimentação.
Também foi lavrado laudo que constatava que as aves estavam aptas a serem reinseridas em seu habitat natural. As armadilhas, gaiolas e transportadora de pássaros foram destruídas pelos militares conforme previsto na legislação ambiental.
O homem deverá responder pelos crimes ambientais previstos nos artigos 29 e 32 da Lei Federal 9.605/1998.